top of page

Como renovar seu CRNM | RNM (RNE) em 6 passos


O CRNM é a Carteira de Registro Nacional Migratório - também conhecido popularmente como “Carteira do estrangeiro”, trata-se do documento mais importante na vida de um migrante que se deseja morar no Brasil. O CRNM tem um código de identificação pessoal chamado Registro Nacional Migratório (RNM, antigo RNE).

Neste artigo vamos tratar sobre o como renovar seu CRNM | RNM (antigo RNE) em 6 passos.


O processo de renovação do CRNM | RNM (RNE) é feito presencial com data e hora marcada na Polícia Federal que atende sua região - com exceção dos casos de migração com base no trabalho, estes são realizados na plataforma MigranteWeb (https://portaldeimigracao.mj.gov.br/pt/migranteweb).


Acompanhe o passo a passo deste artigo que você vai conseguir renovar seu RNM | RNE.


Qual é a unidade da Polícia Federal que atende minha região?

Acesse http://www.pf.gov.br/institucional/unidades, clique em seu estado. Aparecerão diversas delegacias da PF que tratam de várias assuntos, por isso busque (Ctrl + F) por “imigração”.

Captura de tela do site da Polícia Federal que mostra regiões e delegacias que tratam de assuntos de imigração após busca no site.

Quando devo renovar meu RNM | RNE? O pedido de renovação da RNM | RNE deve ser feito em 90 dias antes do vencimento. Evite ficar irregular.



1º Passo: Verificar qual é a base legal em que seu RNM/ RNE foi concedido.

Essa informação vem descrita na parte de trás da sua CRNM. Busque no Google pela base legal e você vai encontrar a legislação pertinente. Se tiver dúvida, escreve para gente no contato@mawon.org ou aqui nos comentários que responderemos.



Parte de trás de uma CRNM, onde está localizada a informação de em qual base legal que seu RNM/RNE foi concedido.


2º Passo: Reunir todos os documentos necessários

Os documentos necessários para sua renovação vai depende da base legal em que sua CRNM foi concedida (passo 1º).


No entanto, são os mesmos documentos solicitados na emissão da 1ª via do RNM | RNE. Se você tem dúvidas ou não lembra, você precisa buscar no site na Polícia Federal quais são os documentos necessários.


Neste endereço Documentos necessários para registro — Polícia Federal, você consegue visualizar os documentos necessários para cada base legal de obtenção do RNM | RNE.


Abaixo listo os mais comuns:


3º Passo: Preencher formulário de renovação/substituição da CRNM

Preencha este formulário SISMIGRA 1.60.4 com muito cuidado, informações erradas irão atrasar seu processo e podem levar o indeferimento (não aceitação).

Ao final deste formulário, você vai receber o código de aceitação. Vamos utilizá-lo no 5 º passo.


Captura de tela da área para preencher formulário de renovação/substituição da CNRM, no site da Polícia Federal

4º Passo: Pagar taxas de Guia de Recolhimento da União - GRU

No checklist (2º passo), é descrito quais são os códigos de receita STN necessários para sua solicitação de renovação do RNM. A renovação da RNM da maioria das bases legais está vinculada a duas GRUs, então é preciso preencher o formulário duas vezes (uma para cada STN).


O preenchimento do campo "Código Receita STN" vai depender qual é a base legal em que sua RNM | RNE foi concedida (1º passo). É preciso ter muita atenção neste momento.


O pagamento pode ser feito em qualquer agência de banco, lotérica ou correios.


ATENÇÃO: os casos de ACOLHIMENTO HUMANITÁRIO e REFÚGIO não são cobradas Guias de Recolhimento da União - GRU.


Dois exemplos abaixo:

Lista de documentos necessários para renovar a RNM

5º Passo: Agendamento no site da Polícia Federal

Esta é a etapa mais complicada devido a instabilidade do site. O macete é tentar períodos com menos movimento como tarde da noite ou no inicio da manhã. É necessário ter um pouco de paciência, mas continue tentando que você consegue.


Captura de tela da página de agendamento da Polícia Federal

6º Passo: comparecer ao agendamento na Polícia Federal

Chegou o dia e hora agendada para ir na PF, vamos com calma.

Leve os seguintes documentos:

  • todos os documentos necessários para sua solicitação reunidos no 2º passo. Se tiver faltando qualquer coisa, a PF não vai aceitar seu pedido. Preste muita atenção, é qualquer coisa mesmo;

  • as guias de recolhimento da união (GRUs) pagas do 4º passo. Levar o comprovante de pagamento impresso. Não adianta mostrar no celular.

  • comprovante de agendamento impresso do 5º passo.

  • tenha calma. O pedido de renovação do seu RNM | RNE é seu direito. Sabemos que comparecer a Polícia Federal e a falta de compreensão clara do processo geram muita ansiedade. Respire fundo e não se preocupem. Renovação de RNM é direito de todo migrante.


Esperamos que tenha facilitado o entendimento do processo de renovação do RNM | RNE. Se precisarem de ajuda, escrevam para nós em contato@mawon.org ou nos comentários abaixo que responderemos assim que possível.


Commentaires


bottom of page